Plantão Psicológico

De acordo com o panorama da atualidade, entendemos que o acolhimento ao outro, sobretudo com escuta ativa e qualificada busca ressignificar o sofrimento e angústia alheia de maneira a proporcionar conforto, respeito e oportunidade de reparação a conceitos distorcidos ou potencializados diante de uma situação problema. O Plantão Psicológico é uma modalidade de caráter breve e pontual auxiliando as pessoas a terem maior autonomia emocional, bem como um esclarecimento acerca de sua realidade social e situação psicológica.

É uma pratica de atenção psicológica, emergencial, com o intuíto de fornecer um momento de compreensão do sofrimento. É uma ação diferente do processo de psicoterapia, mas também visa trabalhar questões emocionais trazidas pelo sujeito.

O objetivo do plantão psicológico é oferecer ao colaborador a possibilidade de trabalhar questões emergentes, na intenção de diminuir a angústia que possa vir a comprometer sua produtividade pessoal e profissional e até mesmo afetar suas atividades básicas diárias. A intenção é tirar as travas e fazer com que o assistido no plantão consiga entender qual é o espaço que o problema pontual ocupa em sua vida e dimensioná-lo para então poder encontrar formas de resolução ou aceitação.

priscilla-du-preez-F9DFuJoS9EU-unsplash.