Buscar
  • Fernanda Braga

Competências Emocionais

Ser competente é ser capaz, é possuir atribuições, é ser suficiente. Vendo por esse ângulo parece difícil se julgar um ser de competências, mas não é, vamos analisar. Realizamos tantas tarefas e atividades ao longo dos dias: fazemos nossa higiene, nos alimentamos, realizamos diversos trabalhos, cuidamos de plantas, de animais e de gente, nos relacionamos, driblamos problemas, passamos raiva, ficamos felizes, ouvimos, sentimos, assistimos, brincamos, conseguimos expor nossa generosidade, nossa gentileza e da mesma forma conseguimos exibir nossos desagrados, além disso, dormimos, sonhamos, acordamos, sentimos prazer e também dor, sofremos, deprimimos, nos alegramos, ficamos eufóricos e as vezes no mesmo dia desanimados, compramos, poupamos, perdemos e ganhamos, ufaaa: somos competentes, fazemos tudo isso e muito mais. Somos muito competentes!

Para todas atividades que realizamos há um objetivo que a precede, dessa forma é importante certificar-se que as ações estão alinhadas com as metas, eu explico, suponhamos que você tenha muita dificuldade em dizer não, e com frequência tem passado por cima dos seus desejos para atender a necessidade do outro, isso mostra que talvez não esteja exercendo assertivamente a liberdade de expressar as emoções. Portanto, quando falamos especificamente de competências emocionais, um dos aspectos significativos é a habilidade de interrelaciona-se construtivamente, ou seja, ter bem estar nas relação consigo e com o social. É ter a capacidade de perceber e regular as próprias emoções e também validar as emoções do outro. Afinal, não vivemos só.

Através da competência emocional há possibilidade de experimentar e reagir de formas mais assertivas, pois normalmente ocorre o reconhecimento das emoções, possibilitando respostas mais adequadas às vivências.

Investir em autocuidado, criar bons hábitos, avaliar os pensamentos, cuidar da saúde física e mental são ótimos conteúdos para potencializar as competências emocionais. E caso não se sinta pronta (o) converse com profissionais que podem lhe auxiliar no desenvolvimento dessa incrível habilidade. Fortaleça-se!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo