Buscar
  • Fernanda Braga

Comunicação – Uma ferramenta essencial no ambiente de trabalho.

Quem tem boca vai à Roma? ou, Quem tem boca vaia Roma? A polêmica sobre o dito popular existe, mas independente do que é certo ou errado, a verdade é que em ambas frases estamos esboçando o ato de comunicar. Segundo o site www.significados.com.br, comunicação significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Isso nos mostra que a comunicação não é apenas a palavra dita, mas também as elaborações, expressões e formas de manifestar os diversos conteúdos internos para o movimento externo.

A importância desse conceito dentro das organizações é indiscutível, mas você já parou para analisar se de fato o processo acontece de forma adequada a atender os interesses dos envolvidos? Quando eu digo envolvidos, me refiro sem exceção a cada colaborador e também à propria organização. Uma empresa normalmente nasce de uma necessidade social e é composta por diversos elementos: pessoas, produtos, matéria prima, informação, cultura, objetivo, serviços, lucro, desafios... Poderíamos citar centenas de substantivos que tem o poder de levar uma instiuição ao sucesso ou fracasso, e sem dúvidas um deles é o quesito comunicação. Por diversos fatores, uma empresa que valoriza esse conceito tende a alcançar bons resultados, gerando um ciclo de integração no clima, incentivando o engajamento, melhorando a produtividade, aprimorando o planejamento e alcançando objetivos de maneira eficaz.

Quando a comunicação acontece em nível ativo e efetivo, as pessoas incorporam seus papéis com engajamento e não há espaço para especulações e conflitos desnecessários, com isso todos ganham, pois o ambiente tende a ser mais satisfatório e prolífero. Importante que a empresa se atente a três grandes quesitos de comunicação:

§ Comunicação com o mercado – importância que a empresa transmite para o cliente, como o negócio é visto, como o produto ou serviço é comercializado.

§ Comunicação institucional – que impressões a marca traduz, quais valores expressa, ter boa imagem social.

§ Comunicação interna – objetivo de promover diálogos deixando o clima satisfatório e saudável.

Dessa forma, nosso convite de hoje é para que a atenção na comunicação seja item indispensável em qualquer esfera organizacional, sobretudo entre a liderança que tem o papel de gerir conteúdos e serviços de maneira eficiente.

Somos uma geração de muita informação, a tecnologia avança rápida e vigorosamente, serviços manuais foram substituídos por maquinários cada vez mais modernos, mas a comunicação jamais poderá ser substituída, a palavra, a escrita, o olhar, a postura, são atos quem contam tanto, por isso investir nesse conceito traz inúmeros benefícios, não apenas no contexto de trabalho, mas, em todas as áreas da vida.

Nós ficamos daqui na torcida para que a comunicação esteja sempre a frente de qualquer que seja seu planejamento, que se estabeleça firme e forte nas relações. Que todos possam exercer a liberdade de expressão e se posicionar frente às adversidades e as felicidades vivenciadas. A comunicação em suas diversas formas abre caminhos, que sejam bons caminhos!

E se sua empresa apresenta dificuldades de comunicação e precisa de colaboração, a Paralelamente está aqui para auxiliar nesse tipo de conteúdo também. Fale, fale com a gente!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo