Buscar
  • Fernanda Braga

Desafios De Saúde Emocional Pedem Soluções Humanizadas

Os indicadores relacionados aos transtornos mentais e comportamentais vem crescendo a cada dia, sendo um grande representativo de afastamentos e incapacidade para o trabalho. Pensando nisso, uma das formas de diminuir esse número, é trabalhar de maneira preventiva, ou seja, identificando o problema antes de situações drásticas o que significa que haverá mais chances de um convívio social estável, melhor rendimento em grupo, maior confiança frente aos desafios do dia-a-dia, mais aptidão ao relacionamento interpessoal e, principalmente, mais otimismo e equilíbrio no ambiente de trabalho. Equipare a importância da saúde mental à saúde física e veja os resultados!

O problema das faltas e afastamentos de trabalho são diversos, perde-se tempo, dinheiro e o bem mais precioso que alguém pode ter, qualidade de vida. Gera custos onerosos para empresa – estamos falando em milhões – gera desequilíbrio para pessoas – estamos falando em auto estima. Em um recém trabalho publicado levantamos o fluxo PIDD, acompanhe abaixo:

Problema => Um funcionário com depressão falta quase nove dias ao trabalho, o dobro da média de trabalhadores saudáveis.

Impacto => Supervisores gastam em média quatro horas de produtividade por semana, lidando com faltas não programadas.

Desgaste => Quando um funcionário cobre uma falta, os supervisores ficam 15% menos produtivos e os colegas chegam a 50%.

Despesas => Quase metade das ausências reflete-se em horas extras dos que ficam, há elevado custo com treinamentos para os colaboradores que substituem a ausência e também ocorre menor produtividade.

Valorizar a saúde mental no ambiente corporativo tem o objetivo de promover bem estar pessoal duradouro e consequentemente aumentar a produtividade profissional. Precisamos internalizar o conceito de que saúde emocional é tão importante quanto a saúde física e isso interfere também nas relações e ações que serão disseminadas no ambiente de trabalho e vida pessoal. A humanização, ato de trazer à tona características humanas positivas em pessoas ou grupos é um incrível caminho de condução para o sucesso corporativo.

Ter esse olhar integral para com a saúde do funcionário é muito eficaz, pois entende-se ao âmbito familiar e social, dessa forma a empresa num ato de colaboração poderá contribuir socialmente com pessoas mais equilibradas emocionalmente e com ações mais assertivas, e ainda ganhará sem dúvidas, resultados produtivos ao negócio. Por um mundo com pessoas mais saudáveis e empoderadas, pense com inteligência emocional!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo