Buscar
  • Fernanda Braga

Dicas para Diminuir Conflitos no Ambiente de Trabalho

Já dizia Freud: "Se duas pessoas estão sempre de acordo em tudo, só uma está pensando." Analisando esse conceito podemos afirmar que a divergência de opiniões dentro do ambiente de trabalho é algo muito positivo, pois provoca crescimento e inovação. O problema é quando aparecem os conflitos em que os envolvidos não conseguem lidar com a situação de forma ponderada e as animosidades geram desgastes que abalam a equipe e até mesmo o setor. Essa situação pode acarretar danos profissionais e pessoais extensos, prejudicando o andamento de projetos e as relações interpessoais. A ParalelaMente preocupada com essas questões apresenta dicas para lidar com essa situação de uma maneira mais leve e assertiva, vamos conferir!

1. Ouça até o Fim

E apenas depois tenha seu tempo de fala, não ouça com a intenção de resposta, ouça com a intenção de entender de fato qual a colocação de seu colega, se ainda assim discordar peça seu tempo de fala e tentem chegar em um consenso. Ouvir é um ato de coragem.

2. Construa Argumentos


Tudo flui melhor quando você domina a ideia que defende, quando consegue expor com clareza o que está se passando em sua mente sem deixar que emoção tome conta da situação, a leitura é um excelente caminho para enriquecer seu vocabulário e sua criatividade.

3. Olhe nos Olhos

Quando você olha nos olhos de alguém automaticamente cria maior contato e aumenta chances de entendimento. Os olhos são janelas que carregam ideais, visões e opiniões. O respeito é essencial no momento de conflito e o olhar é uma fonte podero


sa de conexão com a situação e com o outro. Crie o hábito de conversar com todo mundo olhando nos olhos e veja que interessante é essa experiência.

4. Pense antes de Agir

A impulsividade no momento de conflito tende a gerar arrependimentos, por isso o auto controle nesse momento é fundamental. O momento de embate pede mais razão do que emoção, portanto se você tem dificuldade para regular-se diga que prefere discutir a ideia em outro momento. Saia da zona de confronto, respire, dê uma volta e busque sua racionalidade.


5. Tenha Postura

Fazer alarde em situações de conflitos, como fofocas e busca de aliados não é o melhor caminho, conversar com respeito e empatia sim! Você não precisa renunciar aos seus ideais e concordar com tudo, inclusive com seus superiores, mas pode melhorar a forma de se comunicar e de se portar no ambiente de trabalho. A postura assertiva está intimamente relacionada com o alinhamento do que você fala e o que você pratica.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo