Buscar
  • Fernanda Braga

Falando Sobre Ansiedade

Quem se sente ansioso ai levanta a mão!

Somos parte de uma geração inquieta e nunca falamos tanto sobre essa palavra e seu conceito, mas, antes de apedrejar a ansiedade e deixá-la apenas como vilã, precisamos te dizer que há um lado positivo nessa história, ela é muito útil por exemplo em nos ajudar a prevenir riscos, nos alertar sobre perigos, nos preparar para situações desconhecidas. A ansiedade funciona como uma espécie de alarme indicando que é preciso agir ou fugir de determinada posição, e pode ter certeza de que mesmo sem se lembrar, a sua ansiedade já te ajudou a conduzir de maneira assertiva muitas ações. O problema está em sentir-se ansioso, aflito, angustiado o tempo todo. E como inevitavelmente estamos todos passando por um período de turbulência, devido a pandemia COVID 19, a ansiedade negativa pode estar mais ativa do que nunca. Compartilhamos, portanto, algumas dicas alternativas para repensar o movimento ansioso.

1. Se Mexa

Exercício físico é uma excelente recomendação, mas caso você não goste de academias e compromissos regrados, crie o hábito de tirar 10 minutos por dia para se mexer.

Dicas: Subir e descer as escadas do prédio; dançar no banheiro antes do banho; usar as aulas de vídeo online “faça junto”; caminhar com as crianças ou com seu bichinho de estimação podem ser possibilidades divertidas.






2. Conecte-se com seu corpo

O que seu corpo está de dizendo agora? Sente frio ou apenas desejo de ficar nas cobertas? sente fome de fato ou

apenas vontade de comer? Muitas de nossas emoções são manifestadas no corpo, se atente a essa comunicação, se olhe e se escute. Dicas: ao acordar se espreguice antes de se levantar da cama; espere pelo menos 15 minutos antes de olhar o celular; se alongue no decorrer do dia; pesquise sobre alimentos que podem diminuir a ansiedade. Vai um suquinho de maracujá aí?










3. Durma Bem

Quando sua mente está muito acelerada pode ser difícil desligá-la.

E sabemos que uma noite bem dormida e essencial para um dia produtivo e de bem estar. Algo bastante proveitoso, é criar um


ritual do sono, repetindo os hábitos antes de dormir. Dicas: faça um chá meia hora antes de ir para cama e deguste-o internalizando que as pausas são importantes e dormir bem é essencial, faça meditação, tenha ao lado da cama um livro, realize automassagem com um creme cheiroso.



4. Respire

Pode parecer clichê, mas a respiração adequada pode nos tirar do estado de ansiedade sufocante, respirar é sobreviver e muitas vezes respiramos de acordo com nosso afobamento emocional, calma, isso pode ser controlado.

Dicas: Inspire contando até 6, segure a respiração contando até 2 e solte a respiração contando até 4, repita esse movimento por pelo menos cinco vezes e perceba que seu corpo agradece; preste atenção na sua postura e na forma de respirar; agradeça seu poder de decisão, é você quem está no controle.

Existem diversas dicas para lidar com aspectos ansiosos, mas esse pode ser um bom começo para que você inicie um processo de pegar mais leve com suas autoexigências e possa sentir que as pequenas mudanças de hábitos podem se tornar um excelente começo para uma vida mais leve.







A ParalelaMente é uma empresa preocupada com pessoas e entende que o bem estar é algo que pode ser conquistado através de planejamento e ações assertivas, entedemos que qualidade de vida é algo primordial, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e que esses dois caminhos estão sempre intimamente ligados.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo