Buscar
  • Fernanda Braga

Hábitos que expandem a saúde física e mental no ambiente de trabalho

Tempo escasso, grande volume de trabalho, ambientes de tensão, falta de concentração e insatisfação podem ser vilões dentro do grupo corporativo. Sendo o ambiente de trabalho um local em que passamos grande parte de nossos dias, a ParalelaMente acredita que a inserção ou mudança de alguns hábitos é fundamental para aliviar desconfortos e produzir mudança significativa no bem estar diário de cada profissional.

Para falar com mais propriedade sobre o tema, convidamos a Dra. Aline C.R Oliveira, médica do trabalho, que como especialista na área pôde nos trazer informações e dicas valiosas.

Uma das questões propostas à especialista trata-se da importância do contexto institucional, desde as instalações físicas até a convivência do grupo de trabalho e como esses fatores podem causar impactos no rendimento profissional, em resposta, Draª Aline nos relata que ambiente, clima organizacional, liderança treinada com foco em gestão de pessoas e processos produtivos são fatores impactantes no bom desempenho profissional, inclusive ela aproveita para citar estratégias que vizam minimizar impactos relacionados à saúde ocupacional, tais como, rodízio de atividades; pausas estratégicas; ginática laboral; ambientes para lazer e descanso, ressalta que alguns gostam de leitura, outros de jogos, outros de uma soneca após o almoço ou jantar, sugere que se houver um espaço na empresa que comporte a inserção dessas ações, vê como muito benéficas e podem ser pensadas com o objetivo de trazer melhoria na rotina e porque não dizer melhoria de produtividade.

Perguntamos à Drª Aline, baseada em sua experiência profissional, quais os maiores fatores de risco para saúde do colaborador hoje, ela pontua questões como: má alimentação sendo uma grande vilã dos riscos oferecidos à saúde, seguidos de privação de sono e falta de exercícios físicos. Apontou também ambiente de trabalho extremamente competitivos, os altos níveis de desemprego, renumeração insatisfatórias, cobranças excessivas e obrigatoriedade de horas extras. Muitas vezes esses fatores são desafios que a empresa tenta sanar, mas se vê encurralada diante de larga demanda dos processos diários que não podem parar e falta de incentivos paupáveis para colocar em ação os planos de melhoria.

Para finalizar nossa entrevista, pedimos que Drª Aline elencasse alguns hábitos que pudessem ser praticados dentro do ambiente de trabalho com intuíto de trazer benefícios para saúde física e mental do colaborador, ela contribui indicando que estímulos para prática de exercicios físicos é uma ótima alternativa, sugere fechar convênio com academias para que o incentivo possa ter maior adesão, criar espaços de lazer dentro da empresa também é um ótimo caminho, como sala de leitura, de descanso, de meditação, e outro ponto de importante reflexão é com relação á saúde mental dos colaboradores, assunto que atualmente está em pauta e não pode mais ser desconsiderado.

A ParalelaMente é uma empresa preocupada com pessoas e entende que o bem estar é algo que pode ser conquistado através de planejamento e ações assertivas, corroboramos com as pautas sugeridas pela Drª Aline e entedemos que qualidade de vida é algo primordial, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e que esses dois caminhos estão sempre intimamente ligados.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo